Ação no Recife lembra o Dia Mundial de Combate à Obesidade

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, será realizada nesta terça-feira (11), no Recife, uma série de ações que promovem a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável. No Parque da Jaqueira, o público poderá medir o Índice de Massa Corpórea (IMC), aferir a pressão arterial e realizar exames de glicose. A programação é gratuita e segue até as 10h30.

De acordo com Nair Cristina Almeida, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de Pernambuco, a projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que essa geração tenha uma expectativa de vida menor. Mas ela afirma que, se algo for feito agora, é possível reverter essa situação.

“Estamos cada vez vivendo mais. E essa geração poderá viver menos por causa, principalmente, da obesidade. Os obesos estão mais sujeitos a doenças graves, como as cardiovasculares. Então esse é o foco. A gente tem que combater a obesidade já na infância, reduzindo os lanches calóricos”, afirma a especialista.

Estatísticas
Nos últimos 35 anos, a população brasileira passou por uma transformação física. Houve uma redução na desnutrição, mas surgiu um novo problema de saúde: a obesidade. Na década de 70, quando foi feita a primeira pesquisa desse tipo, menos de 5% das crianças entre 5 e 9 anos de idade eram obesas. Já no último levantamento, feito entre os anos de 2008 e 2009, o percentual de crianças obesas aumentou quase 30% nessa faixa de idade.

E não são só as crianças que estão engordando. A mesma pesquisa realizada em 1970 mostrou que na faixa etária de 10 a 19, menos de 2% eram gordos, e esse percentual entre pessoas com mais de 20 anos era menos de 11%. No último estudo, quase 10% da população entre 10 e 19 anos era obesa, e entre as pessoas com mais de 20 anos, esse índice era 30%.

Materia foi exibida no Bom Dia Pernambuco, 11/10/2011

ABAIXO SEGUE OUTRA MATÉRIA EXIBIDA PELA TV JORNAL

Deixe um comentário