Temas como diabetes, osteoporose, transtornos endocrinológicos na gestação, obesidade, câncer de tireoide, reposição hormonal na menopausa, síndrome metabólica, entre outros, integram a programação científica do EndoRecife 2017, congresso médico regional que vai acontecer entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no hotel Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE). São esperados endocrinologistas e outros profissionais de saúde – do Brasil e do exterior -, para debater as novidades no diagnóstico, tratamento e em pesquisas da especialidade. Com expectativa de reunir cerca de 600 participantes e ter mais de 60 palestras, o encontro comemora esse ano a sua 20ª edição.
A programação contará com a participação de médicos brasileiros e estrangeiros, dentre os quais o norueguês Akhtar Hussain, vice-presidente da Federação Internacional de Diabetes. Dos Estados Unidos, virão Hossein Gharib, professor da Mayo Clinic College of Medicine, Mark DeBoer, professor da University of Virginia School, of Medicine, e Andrea Coviello, professora de Medicina da Universidade de Boston. E da Argentina, Pablo Knoblovits, professor da Univesidad de Buenos Aires, que fará palestras como representante da Federação Latino Americana de Endocrinologia.
Um curso sobre a endocrinologia do esporte será realizado no primeiro dia do congresso, abordando riscos e benefícios para o não atleta de rendimento quanto à ingestão de suplementos alimentares, além de mostrar práticas seguras para obter melhor resultado na atividade física. Um simpósio, ainda no primeiro dia, será realizado em parceria com a Endocrine Society, importante sociedade médica americana da área de endocrinologia, que vai enviar três médicos para conferências. Na abertura, haverá homenagens a pessoas que tiveram papel relevante para a medicina local, regional e nacional.
“Teremos uma imersão nos principais e mais atualizados temas ligados à endocrinologia. A programação científica sempre foi um grande destaque do nosso congresso, mas o ambiente que conseguimos formar, com a presença de profissionais de todo o país, e as belezas locais recompensam todo o esforço para realizar esse encontro”, afirma o médico Fábio Moura, presidente da SBEM-PE.
A cobertura do EndoRecife 2017 será feita através do nosso site e da página da SBEM-PE no Facebook.