Publicado no pernambuco.com em 31/07/12
Por causa da grande procura, a medicação Victoza está faltando em várias farmácias do Recife. O remédio voltado para o tratamento do diabetes tipo 2 tem sido usado para emagrecimento.
Médicos do estado se mobilizam contra a utilização da droga por pessoas que não têm diabetes ou síndrome metabólica (tendência a desenvolver a doença). Segundo os profissionais.
“O uso inadequado é muito perigoso e o risco é enorme para os pacientes que injetam o remédio sem a devida orientação”, afirmou o endocrinologista Alexandre Caldas. Entre os efeitos colaterais estão fraqueza, náuseas e vômito.
Após 20 dias de uso, a psicóloga Telma (nome fictício), começou a sentir fortes dores na região abdominal e ficou assustada. “Procurei uma endocrinologista. Ela disse que eu estava me arriscando ao usar o remédio. Por outro lado, o cardiologista falou que ele era ‘mágico’ e ia me ajudar a perder peso”, contou.
Como as farmácias não exigem receita para a compra do remédio – que custa entre R$ 329 e R$ 387 – o número de pessoas se automedicando é grande. “O que restringe o consumo é o alto preço. Ainda assim, é muito fácil comprar o remédio sem precisar dele”, disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Pernambuco (SBEM-PE), Lucio Vilar.