SBEM-PE inicia o JAQUEIRA SEGURA na Semana do Diabetes

  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • SBEM-PE inicia o JAQUEIRA SEGURA na Semana do Diabetes

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM-PE – inicia na quarta e quinta-feiras (16 e 17), o projeto JAQUEIRA SEGURA, no Parque da Jaqueira. A ação vai acontecer das 6h às 8h e das 18h às 20h nos dois dias. Estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) vão aplicar questionários com os frequentadores do parque para traçar o perfil do público do espaço e, assim, poder propor ações que garantam um atendimento e orientação adequados em casos de urgência.“É notória a frequência de idosos e obesos no primeiro horário da manhã, que podem ter doenças associadas à idade e ao peso, como hipertensão e diabetes. Essas comorbidades precisam de atenção especial e a falta de atendimento adequado em casos de urgência pode resultar em graves consequências à saúde, inclusive levar à morte súbita”, enfatiza o presidente da SBEM-PE, Amaro Gusmão.

“Iremos informar e também orientar ações junto aos órgãos públicos para tornar o parque mais seguro em relação a eventuais problemas de saúde que possam acontecer durante a prática de exercícios por seus frequentadores.”, esclarece Gusmão.

O questionário constará de dados como glicemia, circunferência abdominal, altura, peso, IMC, idade, profissão/atividade, se já teve algum problema cardiovascular, dentre outros pontos. Durante a pesquisa, os estudantes, acompanhados de endocrinologistas, vão eles mesmos fazerem a coleta dos dados coma aferição de pressão, testes de glicemia e medição de altura e pesagem.

A estimativa é que o parque receba de 3 a 5 mil pessoas, entre adultos e crianças, em finais de semana.

O questionário também ficará disponível para preenchimento no site da SBEM-PE. O endereço é o https://endocrinologiape.com.br/pesquisa-parque-da-jaqueira/.

Deixe um comentário