Jaqueira Segura tem ampla participação de frequentadores do parque

  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • Jaqueira Segura tem ampla participação de frequentadores do parque

O Projeto JAQUEIRA SEGURA, que foi lançado na manhã desta quarta-feira (16), no parque da Jaqueira, teve excelente participação de pessoas que estavam fazendo exercícios no espaço. Foram aplicados mais de 100 questionários apenas na primeira ação. A expectativa é que até o fim desta quinta-feira sejam preenchidos cerca de 500 formulários. Estudantes de medicina das faculdades de Ciências Médicas da UPE e da Pernambucana de Saúde (FPS) estão colaborando com a ação coordenada pela SBEM-PE. Eles fazem aferição de pressão, testes de glicemia, medem e pesam os frequentadores para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e medem a circunferência abdominal.

Os dados vão ser compilados para que seja traçado o perfil do frequentador do parque da Jaqueira e assim, sejam desenvolvidas ações que possam garantir um prontoatendimento à saúde dessas pessoas. Há cerca de um ano, o pai da médica Rosana Brás faleceu no local após um infarto do miocárdio. Era um sábado e o socorro médico chegou com vinte minutos e já era tarde. “Se meu pai tivesse tido um atendimento médico adequado e rápido, talvez não tivesse morrido. Estou aqui hoje porque me preocupo com a saúde das pessoas que fazem exercícios nesse espaço maravilhoso, mas que podem passar por problema semelhante. Meu pai era um frequentador assíduo da Jaqueira”, enfatiza ela.

O presidente da SBEM-PE, Amaro Gusmão, pretende procurar as autoridades públicas para que seja colocada uma unidade móvel permanente no parque. “Isso é importante, porque estatisticamente o número de pessoas acometidas de morte súbita pode ser baixo, mas para a família a perda daquele familiar é muito doloroso e irreparável. Se podemos prevenir, devemos fazer isso”, reforça Gusmão.

A pesquisa será aplicada ainda das 18h às 20h desta quarta-feira e nesta quinta-feira (17), das 6h às 8h e das 18h às 20h. A concentração é na pista de patinação. O questionário também pode ser respondido pela internet na seção PESQUISAS do site da SBEM-PE. Não é preciso se identificar.

Deixe um comentário