O interesse pela endocrinologia em Pernambuco teve início com o médico Florisvaldo Santos Moura na década de 1950. Ele atendia aos pacientes particulares e acumulava a função de professor-assistente da 1ª cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a qual tinha como titular o professor Fernando Simões Barbosa.
Depois de Santos Moura, como era conhecido, outros médicos renomados se interessaram pela especialidade, como Enio Castelar, Alcides Temporal e José Antônio Amaral.
Fundada em 1958, a SBEM PE teve na primeira diretoria os médicos Nelson Chaves (presidente), Martiniano Fernandes (vice-presidente), Luiz Inácio (1º secretário) e Santos Moura (tesoureiro).
Inicialmente, não possuía sede própria e tinha 20 associados. Apenas em 1995, a entidade foi registrada em cartório, durante a gestão de Francisco Bandeira.
A sede própria foi adquirida na primeira gestão de Ruy Lyra, no biênio 1999/2000. Com o esforço conjunto de vários endocrinologistas e o apoio da indústria farmacêutica foi comprada uma sala em um empresarial no Torreão, zona norte do Recife.
Com o passar dos anos e o crescimento do polo médico na Ilha do Leite, tornou-se necessário transferir a sede, o que aconteceu na gestão de Lucio Vilar, ocupando um sala no Empresarial Thomas Edison.