Depois do sucesso do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM), realizado no Recife em 2025, tendo atividades incluídas do EndoRecife, o congresso voltou a acontecer dentro da sua programação anual e com novidades que marcam a sua edição de 28 anos. Uma delas é o local de realização, pela primeira vez no Recife Expo Center. E a grade científica conta com Workshop da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Simpósio de Cirurgia Bariátrica, batalha das ligas acadêmicas e projeto preceptoria.
Primeira atividade do EndoRecife 2025, o Workshop de Endocrinologia do Exercício foi um sucesso, com aulas de alto nível científico, tendo conteúdo multidisciplinar, e excelente participação de congressistas. A sala 1 ficou lotada durante todo o Workshop.
A Batalha das Ligas reuniu estudantes de medicina integrantes das ligas acadêmicas de endocrinologia e metabologia, os professores / orientadores e uma comissão julgadora dos casos clínicos apresentados. O resultado, divulgado no último dia do congresso, vai premiar a liga vencedora com inscrição para o EndoRecife 2026.
A conferência “Inteligência artificial e medicina: ficção ou realidade?”, feita pelo cardiologista Eduardo Lapa, deu início à programação da abertura oficial do EndoRecife 2025.
Na parte solene, o presidente da SBEM PE, Dr. Erik Trovão, fez a mensagem inicial destacando a história de 28 anos do congresso, que tem características marcantes de ciência e acolhimento. E ratifica a força da endocrinologia pernambucana e nordestina.
Houve, ainda, pronunciamentos do Dr. Ruy Lyra, presidente da SBD, Dr. José Câmara, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM PE), e o Dr. Neuton Dornelas Gomes, presidente da SBEM Nacional.
Participaram, também, representantes do Cremepe, Simepe e Associação Médica de Pernambuco (AMPE).
Foram entregues homenagens aos endocrinologistas Lucio Vilar e Alana Abrantes (PB). Outra homenageada, Luciana Naves (DF), receberá no encerramento do congresso.