O Workshop promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) foi um dos diferenciais do EndoRecife este ano.
Coordenado pelo presidente da SBD, o endocrinologista Ruy Lyra, ocupou a sala 2 neste segundo dia do congresso e contou com painéis com diversas abordagens sobre o tratamento do diabetes em várias fases da vida e com interferência em vários órgãos do corpo humano, rins, fígado e coração.
O Simpósio de Cirurgia Bariátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM PE) foi mais um destaque na programação científica no segundo dia do EndoRecife 2025.
Coordenado pelo cirurgião bariátrico José Câmara, teve mesas com cirurgiões e endocrinologistas, mas também com profissionais das áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia e educação física, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar da obesidade e, especificamente, da jornada antes e depois da cirurgia.
Durante todo o dia duas salas foram ocupadas com a programação científica, que teve mesas redondas sobre tireoide, osteoporose, neuroendocrinologia, endopediatria, lípides, andrologia, obesidade, casos clínicos desafiadores em terapia hormonal da menopausa e conferência sobre diabetes e coração.
Com cerca de 100 trabalhos científicos inscritos no EndoRecife 2025 as sessões de posters foram concorridas para apresentação e avaliação, que foi feita por endocrinologistas de várias regionais da SBEM.
No último dia do congresso serão anunciados os temas livres que receberam as melhores notas. Todos os trabalhos estão publicados em edição extra do Archives of Endocrinology and metabolism.