A SBEM realiza no Recife o 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM 2024), com grande sucesso de público e na programação científica durante cinco dias.
Cursos de imersão, com inscrições esgotadas, foram as primeiras atividades do primeiro dia, na parte da manhã. E, à tarde, começaram as aulas da grade, em oito salas simultâneas e durante cinco dias. O congresso conta ainda com outras duas salas, para atividades administrativas, reuniões e outros cursos, projetos e ações, além do espaço para exposição de trabalhos científicos e a área de exposição, onde ficam os stands de patrocinadores e outros participantes.
Após o encerramento da programação científica, na sexta-feira (11/10), teve início a cerimônia de abertura, marcada pela Aula Magna proferida pelo endocrinologista pediátrico Dr. Luiz Cláudio Castro.
A cerimônia foi conduzida pelo professor e poeta pernambucano Toninho Mendes, que destacou a riqueza da cultura local. Participaram o presidente da SBEM, Dr. Paulo Miranda, o presidente da Comissão Científica do CBEM 2024, Dr. Neuton Dornelas Gomes, o presidente da SBEM PE, Dr. Érico Higino de Carvalho, o presidente da Comissão Executiva do CBEM 2024, Dr. Fábio Moura, o presidente da ABESO, Dr. Bruno Halpern, o presidente da SBD, Dr. Ruy Lyra, e o vice-presidente da ABRASSO, Dr. Francisco Bandeira.
Durante o evento, a SBEM realizou a entrega do Prêmio Bernardo Leo Wajchenberg aos primeiros colocados na prova 2024 do TEEM, os Drs. Gabriel Carvalho e Cunha Abreu e Priscila Teixeira Aroucha, que empataram com a maior nota.
Foram entregues diploma de Sócios Honorários aos Drs. Alana Abrantes, Poli Mara Spritzer, João Modesto, Alberto Ramos, Roberto Salvatori e Nina Musolino (in memoriam).
Fotos: Gleber Nova