Endocrinologia do Esporte

Na primeira atividade do EndoRecife 2017, o curso pré-congresso sobre endocrinologia do esporte reuniu bom público, sob a coordenação do presidente da SBEM-PE, Fábio Moura, que fez a primeira apresentação, abordando a análise da composição corporal. O curso tem como objetivo capacitar o endocrinologista em algumas áreas que lidam com a preparação esportiva do paciente, tais como a correta determinação da composição corporal através da bioimpedância, a avaliação da capacidade respiratória com o uso da ergoespirometria e o uso adequado de suplementos.

Dois médicos convidados fizeram palestras no curso e estação prática com os participantes. Ricardo Oliveira (RJ) e Felipe Gaia (SP) falaram sobre atualização em suplementos alimentares baseado em casos clínicos, citando exemplos de pacientes que procuram o endocrinologista com o propósito de emagrecer, mas com interesse em realizar atividades físicas com um grau de rendimento que requer acompanhamento para evitar baixo desempenho, fadiga ou efeitos colaterais, principalmente pelo uso inadequado de suplementos.

“O curso é um grande avanço na programação científica do congresso, porque traz informações necessárias para a nossa especialidade, aspectos práticos e fundamentais para esse paciente que pretende perder peso e desenvolver atividades físicas de alta intensidade”, disse Fábio Moura.

Deixe um comentário