Dia Mundial de Prevenção da Obesidade

Aproveitando a passagem do Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em parceria com a Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) realiza uma campanha de alerta à população sobre a doença, com distribuição de material informativo e orientações aos pacientes que atendidos nos ambulatórios de hospitais de grande fluxo do público na Região Metropolitana do Recife.

O objetivo é mostrar que a obesidade deve ser tratada de forma responsável, sem destaque a ´dietas milagrosas´, que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas, além de incentivar as boas práticas, como a escolha de alimentos saudáveis e a adoção de uma rotina de atividades físicas desde a infância. A obesidade está em franco crescimento na população e é considerada uma epidemia mundial, como mostra uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, por consulta telefônica (Vigitel), que reflete como os hábitos de vida dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade, do diabetes e da hipertensão.

Doenças crônicas avançaram nos últimos 10 anos, a exemplo do diabetes (61%) e da hipertensão (14%). Mais de 50% da população está acima do peso (19% dos brasileiros são obesos), mesmo tendo uma melhora no consumo de alimentos de qualidade, como frutas e hortaliças, além da redução do consumo de refrigerantes e aumento de atividades físicas. Mesmo assim, o país sai do mapa da desnutrição e entra para o da obesidade.

Em função disso, as sociedades médicas advertem que a obesidade é uma doença crônica multifatorial que precisa de políticas públicas de prevenção e tratamento para obter resultados efetivos para o paciente, que deve ter atendimento multidisciplinar, além de ter medicamentos adequados e acesso à cirurgia bariátrica como parte do tratamento, quando indicado.

A campanha Obesidade – eu trato com respeito terá reforço na divulgação, ainda, no site e nas redes sociais da Sociedade (Twitter, Facebook e Instagram).

Deixe um comentário