DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE: NOTA DE ESCLARECIMENTO
“A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional PE. (SBEM/PE), no dia em que se celebra o combate à Obesidade, tendo em vista ter observado o aumento abusivo, indiscriminado e indevido da prescrição de hormônios, principalmente, visando a perda de peso e para fins estéticos, vem esclarecer à população de Pernambuco, que hormônios devem ser prescritos apenas para pacientes que apresentem deficiências hormonais, confirmadas e sem riscos associados.
A testosterona utilizada indevidamente para fins estéticos poderá acarretar:aumento da pressão arterial e de pelos; infarto; alteraçãoda voz e da área genital feminina, além de impotência e infertilidade no sexo masculino.
Os hormônios da tireoide (T3 e T4) vêm sendo indicados, desnecessariamente, sem respeitar os valores referenciados pelos laboratórios. O uso indiscriminado pode agravar o risco de arritmia, angina e infarto, além da perda de massa muscular e osteoporose.
O hormônio do crescimento (GH, IGF-1) não deve ser usado para fins estéticos sem virtude de não haver indicação precisa para tanto, tendo raras indicações para adultos. Salientando-se ainda que a administração do referido hormônio tem ação apenas quando injetável, não apresentando qualquer efeito quando administrado por via oral.
Em sendo a obesidade uma doença crescente e preocupante entre os brasileiros, deve ser tratada com seriedade e por profissionais devidamente especializados.
O presente esclarecimento visa, preponderantemente, garantira segurança e a integridade do paciente, evitando assim o surgimento de outros problemas à saúde, além daqueles que a obesidade, por si só, já apresenta.”
Dra. Maria Amazonas
Presidente SBEM/PE