Dieta pode reverter diabetes tipo 2

Publicado na Folha de Pernambuco

2/07/2011

Por Priscilla Aguiar

Além de colaborar com a perda de peso, uma dieta radical, de apenas 600 calorias por dia, durante oito semanas, pode reverter a diabetes tipo 2 em pacientes que acabaram de descobrir a doença. A sugestão foi debatida ontem, durante o Endo Recife 2011, em Porto de Galinhas, e tem como base um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e divulgado na revista científica Diabetologia. De acordo com o endocrinologista Amélio de Godoy Matos, do Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Rio de Janeiro, o estudo foi feito com 11 pacientes que foram diagnosticados com a doença com uma média de quatro anos antes. Em três meses foi observada a reversão do diabetes em sete dos pacientes.

O controle glicêmico das pessoas que participaram da pesquisa também apresentou melhoras e o uso de medicamentos para diabetes foi reduzido substancialmente. Os efeitos também foram positivos quanto ao peso corporal, medida da cintura, triglicerídeo sérico (ligado ao excesso de colesterol, açúcar, álcool e obesidade. “Eles tinham defeito na produção de insulina, passaram a produzir mais insulina e praticamente normalizaram a produção. É obvio que esses pacientes não vão voltar a se alimentar normalmente, mas se mantiverem o baixo peso e a restrição poderão reverter o diabetes tipo 2”, destacou o especialista.

A meta inicial da dieta foi de 20 gramas de carboidratos por dia, uma quantidade ínfima, uma vez que é considerada de baixo teor de carboidrato uma dieta com 100 gramas diárias do nutriente. A dieta praticamente não tem pão, cereais, arroz, feijão ou macarrão. Também é necessário aumentar obrigatoriamente proteína e gordura  e pode comer frutas e legumes com algum teor de carboidrato.