Resumo da 5ª reunião científica

A SBEM-PE realizou nesta quarta-feira (20) a sua 5ª reunião científica em 2017, no restaurante Pobre Juan, que fica no shopping RioMar, na zona sul do Recife. O evento foi bastante prestigiado pelos associados, que foram recebidos pelo presidente da regional, Fábio Moura. Na ocasião, ele deu alguns informes, destacando-se a recente reunião que aconteceu no Cremepe, quando a diretoria da SBEM-PE participou de plenária extraordinária sobre o uso inadequado de hormônios, a chamada ‘modulação hormonal’, e os consequentes riscos para a população, recebendo a posição do Conselho de que serão tomadas medidas nacionais como forma de coibir tal prática. O presidente fez, ainda, um registro e uma homenagem em virtude do falecimento do cirurgião Edmundo Ferraz, que foi professor da UFPE e foi pioneiro na região na realização da cirurgia bariátrica. A Sociedade emitiu nota de pesar.

Tendo como tema Highlights do EASD 2017, houve apresentação de temas relevantes do congresso europeu de diabetes, que aconteceu em Lisboa na segunda semana de setembro, sob a responsabilidade de três endocrinologistas. Teresa Vazquez falou sobre segurança cardiovascular e eficácia do inibidor de PCSK9 EVOLOCUMAB em pacientes com ou sem diabetes e efeito de EVOLOCUMAB sobre glicemia e risco de diabetes de novo aparecimento: uma análise pré-especificada do ensaio controlado randomizado FOURIER .

Coube a Helg Farias tratar sobre a abordagem terapêutica inovadora no diabetes tipo 1, com inibição de SGLT1 e SGLT2: o Programa Clínico de Sotagliflozina.

E Ruy Lyra teve como tema A célula beta no diabetes tipo 2: quais são as mudanças e são reversíveis?, tratando, ainda, sobre outros estudos.

Depois do resumo das conferências houve debate entre os presentes. A próxima reunião científica será em outubro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*