Abertura com homenagens

A noite de abertura do EndoRecife 2017 foi marcante não apenas por ser a solenidade de referência aos 20 anos do congresso, mas pela descontração, por homenagens e surpresas. Ao final do primeiro dia de intensa atividade científica, com mais de 20 conferências sobre temas variados, foi programada uma rápida cerimônia, que contou com pronunciamento do presidente do congresso, Gustavo Caldas, que lembrou o esforço e a dedicação de todas as pessoas que se envolveram para criar e fazer o evento chegar ao patamar de ser um dos mais respeitados congressos do país. “As diretorias que se sucederam desde o primeiro evento tiveram um papel fundamental para a manutenção e o crescimento do EndoRecife. Da mesma forma, a indústria reconhece o caráter científico e apoia a nossa iniciativa. E os prestadores de serviço são identificados com a causa. Essa sintonia nos fez chegar até aqui”, afirmou.

Os primeiros homenageados durante a abertura foram o médico iraniano, radicado nos Estados Unidos, Hossein Gharib, na categoria internacional, o sergipano Raimundo Sotero, na categoria nacional, e a endocrinologista pernambucana Terezinha Silveira, como homenageada local. Foram chamados para entregar as placas aos contemplados, os médicos pernambucanos Francisco Bandeira, Ruy Lyra e Amaro Gusmão. Coube a Raimundo Sotero falar em nome dos agraciados, reverenciando a comunidade científica pernambucana, enaltecendo as inúmeras amizades que fez durante as duas décadas presentes ao EndoRecife.

O presidente da SBEM-PE, Fábio Moura, fez o pronunciamento de encerramento, chamando ao palco os ex-presidentes do EndoRecife, Amaro Gusmão, Lúcio Vilar, Luiz Griz, Ruy Lyra, Frtancisco Bandeira, Gustavo Caldas e Maria Amazonas, que receberam placas de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho das mãos dos diretores da sociedade Lúcia Cordeiro, Luciano Albuquerque e Érico Higino de Carvalho.

Ainda foram reconhecidos e receberam placas o secretário da SBEM-PE Harisson Rodrigues, Reginaldo Ramos, da Grow-up, e Andréa e Gisela Latache, da Assessor, secretaria do evento.