Novidades do congresso da ADA 2017

Por Dr. Luciano Albuquerque

Efeito dos probióticos na prevenção do diabetes gestacional: um estudo finlandês de 2010 sugeriu que o uso de probióticos poderia reduzir a incidência de diabetes gestaciona (Luoto et al, 2010, BJN), porém esse estudo apresentava limitações metodológicas. Hoje foram apresentados os resultados do estudo SPRING, que objetivou demonstrar o benefício da suplementação de probióticos na gravidez.

Mais de 200 gestantes obesas receberam uma cápsula probiótica diária com lactobacillus rhamnosus e Bifidobacterium, entre a 16ª e a 28ª semana de gestação, enquanto um número similar recebeu placebo. Foram verificados mais casos de DM gestacional no grupo de intervenção (35) do que no grupo placebo (27). Foram levantadas hipóteses sobre a “dose” dos probióticos e o momento da intervenção, porém os pesquisadores revisaram extensamente os resultados e não encontraram falhas que explicassem os resultados.

Também merecem destaque os resultados do JDRF, estudo fase 2 com Sotagliflozina, um duplo inibidor do SGLT1 e 2, em adição a insulinoterapia em portadores de DM1 mal controlado.

A medicação levou a redução não significativa da HbA1c (-0,35%, p 0,10), com redução das glicemias pós prandiais, em 12 semanas de tratamento. Destaque para o fato da não ocorrência de nenhum caso de cetoacidose.